quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Despedida da amamentação

Bem gente, Rafael completou 6 meses e como prometido eu comecei a desmamar. Na verdade a TENTAR desmamar. O que acontece é que até agora ele não topa mamadeira. Já entrou na frutinha amassada e na sopinha de colher, mas NADA na mamadeira. Cospe tudo, inclusive o próprio leite materno se posto na mamadeira. Resultado: continuo amamentando 3x ao dia (+madrugadas).
Devo confessar que isso não é nenhum sacrifício para mim já que desse jeito estendo um pouco mais a satisfação em amamentar. Como não planejo ter mais filhos essa seria a minha despedida dessa fase maravilhosa da minha vida, que francamente acho que não estou emocionalmente preparada para dar adeus.
Sabe quando você sente que nasceu para isso? E que é quase absurdo você ESCOLHER não ter mais filhos ou amamentar? Um insulto à sua natureza? À vida e corpo saudável que Deus lhe deu? Pois... é isso que estou passando.
Ando ponderando razão e emoção para fazer essa transição da maneira mais natural possível, mas a sensação é de luto.
Com o desmame de Miguel não foi assim. Com 7 meses e meio ele deixou de mamar sem grilhos para nenhum dos lados (nem para mim nem para ele). Mas com Rafael está sendo muito mais difícil, para os dois. Ele não topa mamadeira e também não quer deixar de mamar de madrugada e eu estou curtindo o apego dele ao peito, mas dividida porque sei que preciso desmamá-lo.
Dando uma de Pollyana e brincando do Jogo do Contente, por outro lado seria bom e muito mais prático misturar uma mamadeira na rua do que dar de mamar. Seria bom também pode introduzir água às mamadas da madrugada para ver se ele deixa de acordar para isso. Também é muito mais prático na minha ausência administrar o NAN em casa do que o leite materno que deixo congelado. Enfim... tentando ver o lado bom. Mas o que ajuda mesmo é pensar que TODAS AS FASES SÃO INCRÍVEIS e que depois dessa vem outra maravilhosa e tão encantadora quanto ela. Isso sim me faz feliz.

Um comentário:

  1. Tica,
    Acho que antes de qq coisa, siga seu coracao, se esta sentindo q deve continuar amamentando, continue! So nao deixe se alastrar por muito tempo pq sera ainda mais dificil para os dois.
    Um sugestao seria tentar varias marcas de mamadeiras (avent, dr brown, etc) e tb o copinho de transicao para a idade dele!
    Boa sorte!
    Beijo grande!
    Mamari

    ResponderExcluir